Ilha de Man
Registo de Trust

Conceito de Trust
Como conceito, o ‘trust’ remonta à Inglaterra durante a Idade Média, especificamente durante as Cruzadas, e desenvolveu-se como um método pelo qual os cavaleiros medievais podiam planear e proteger os seus bens enquanto lutavam em terras estrangeiras.

O trust é um acordo pelo qual uma parte, o Settlor, confere o título de propriedade a uma segunda parte, o Administrador, em benefício de um terceiro, o Beneficiário. Todas as três partes devem ser entidades presentes num trust válido, embora não haja nada que impeça uma pessoa ou entidade de desempenhar simultaneamente o papel de duas das três partes. A mesma pessoa não pode representar as 3 entidades.

Benefícios em registar um Trust na Ilha da Man

O Trust na Ilha de Man foi um dos primeiros trusts internacionais criado para a proteção de ativos. Com mais de mil anos de história, o Supremo Tribunal de Tynwald, que é o parlamento da Ilha de Man, é o mais antigo parlamento contínuo do mundo. Esse passado notável torna a Ilha de Man num dos locais politicamente mais estáveis do mundo para indivíduos que desejem estabelecer um trust em offshore. Com tanta agitação acontecendo em quase todas as partes do mundo hoje, encontrar um local que tenha desfrutado de mais de um milénio de estabilidade – e com leis de proteção favoráveis – é realmente raro.

Um ambiente seguro e politicamente estável é apenas a primeira das muitas vantagens de se estabelecer um Trust Isle na Ilha de Man. A seguir indicam-se outras vantagens.

Os benefícios e usos práticos de uma relação de confiança são variados, dependendo, é claro, do cenário particular, mas são frequentemente usados com vantagem nas seguintes circunstâncias:

  • Para permitir que o Settlor planeie as gerações futuras de sua família;
  • Para garantir que os desejos do Settlor sejam honrados após a sua morte;
  • Para fins de planificação fiscal, geralmente estruturado com empresas da Ilha de Man;
  • Para permitir que os ativos sejam transferidos para fora da propriedade do Settlor e, assim, evitar o procedimento de inventário;
  • Para proteger a propriedade e bens do Settlor, de perdulários ou membros da família, irresponsáveis;
  • Para fornecer fundos para fins educacionais;
  • Para beneficiar causas de caridade;
  • Para tomar providências para um membro da família vulnerável ou incapaz; e
  • Em casos específicos, para evitar regras de herança forçadas.

Não é requerido que um Settlor seja residente na Ilha de Man para aí registar um Trust. Isso também é válido para beneficiários de fundos fiduciários. É apenas o administrador (ou Trustee) devidamente licenciado que deve ser um residente local. Além disso, desde a Lei de Alteração dos Trusts da Ilha de Man de 2015, que o requisito de ter um mínimo de dois Administradores ou Trustees para estabelecer um trust, foi revogado. Agora, os Settlors podem registar um trust com apenas um administrador ou Trustee, o que agiliza ainda mais o processo. Também não há requisitos de relatórios anuais para fundos privados e nenhuma regulamentação contra o acumulativo de ativos. Em outras palavras, os Settlors podem incrementar a propriedade do trust por toda a sua existência.

Com o planeamento correto, pode ser possível para um indivíduo, família ou empresa aproveitar esses benefícios por meio da utilização de um Trust da Ilha de Man ou em conjunto com uma estrutura corporativa.

A Ilha de Man conquistou a reputação de principal jurisdição offshore para o estabelecimento e administração de trusts. As circunstâncias e requisitos de cada Settlor serão individualmente específicos, resultando em que dois trusts não sejam iguais. Qualquer pessoa que esteja considerando registar um trust deve obter conselho e/ou assistência profissional de especialistas sobre que tipo de trust melhor atende às suas necessidades.

Ilha de Man
Trust para Proteção de Ativos
A Ilha de Man tem uma longa história na criação de Trusts para proteção de ativos. No que diz respeito aos trusts, existe uma lei estatutária (escrita) e jurisprudência (como os tribunais poderão decidir com respeito aos trusts). A Ilha de Man possui uma extensa lei de estatutária sobre Trusts. A história da jurisprudência do país demonstra que um trust não é considerado nulo (ou anulável) após a insolvência de um Settlor. Na prática, isso constitui uma forte proteção legal para ativos fiduciários que os colocam fora de qualquer reclamação de credores.

Como é prática comum na indústria de trust offshore, um Trust da Ilha of Man está protegido de ataques de indivíduos que apresentem uma acusação originada de um tribunal estrangeiro. O mérito (ou falta dele) de qualquer reclamação sobre os ativos ou distribuições de um trust devidamente estabelecido na Ilha de Man será decidido nos termos da legislação da Ilha de Man, que é o sistema jurídico do país. Mais uma vez, o cumprimento estrito deste requisito adiciona outra camada de proteção de ativos para um Trust da Ilha de Man, uma vez que as leis locais são extremamente favoráveis para os instituidores (ou Settlors) de Trusts, desde que o trust tenha sido devidamente registado.

Jurisdições Concorrentes
Desde o advento do trust de proteção de ativos da Ilha de Man, várias outras jurisdições estabeleceram legislação semelhante. Não é muito impróprio, na nossa análise, afirmar que há três regiões, em particular, que ultrapassaram a legislação inerente a Trusts da IOM. O primeiro é o Cook Islands Trust. O segundo é o Nevis Trust e o terceiro é o Belize Trust.
Tipos de Trusts mais comuns na Ilha de Man
Trusts Discricionários
A forma de Trust mais comummente utilizada na Ilha de Man (e no mundo offshore em geral) é Trust Discricionário. O contrato fiduciário dá aos Administradores (ou Trustees) ampla discrição para aplicar o rendimento e o capital dos ativos fiduciários em benefício de uma classe de beneficiários. Os Trustees decidem quais os beneficiários que beneficiarão e quanto receberão; os beneficiários não têm o direito de receber uma distribuição, mas apenas a expetativa de que os Trustees exerçam, em sua discrição, a distribuição dos mesmos, em seu favor. O Settlor pode dar orientação aos Trustees, normalmente na forma de uma carta de desejos ou instruções, explicando como ele ou ela gostaria que os Trustees exercessem seu arbítrio, mas o Settlor não pode obrigar os Trustees.
Truts de Finalidade Distinta
Trusts para fins não caritativos são permitidos na Ilha de Man de acordo com O Código de Trusts 1996. Os fins podem ser de qualquer tipo, desde que sejam certos, razoáveis e possíveis, e não ilegais, contrários à ordem pública ou imorais. O trust deve ser criado por escrito e prever a nomeação de um executor independente (ou Protrtor) dos Trustees, cujo dever é fazer valer o trust em relação aos seus fins não caritativos. Um Trust para Fins Específicos deve ter pelo menos dois Administradores (ou Trustees), pelo menos um dos quais é uma “pessoa designada” (em geral, um profissional regulamentado dentro da Ilha de Man); a pessoa designada fica consequentemente sujeita às obrigações de manutenção de registos do trust dentro da jurisdição. Estes trusts são comummente usados em conjunto com transações de financiamento de ativos, securitizações ou para deter as ações de sociedades fiduciárias privadas.
Trusts Caritativos

Trusts para fins de caridade podem ser estabelecidos na Ilha de Man. Os objetos do trust serão exclusivamente de caridade se se enquadrarem em uma das seguintes categorias:

  • o alívio da pobreza;
  • o avanço da educação;
  • o avanço da religião; ou
  • outros fins benéficos para a comunidade.

Os objetos também devem ser para o benefício público. Qualquer instituição de caridade, operando na Ilha de Man, e qualquer órgão local operando como uma instituição de caridade em qualquer lugar do mundo, é obrigado a se registar na entidade local “Isle of Man Charities Registry” de acordo com a Lei de Registro de Caridade de 1989.

Porquê a EBS Consultores?
O que nos diferencia de nossos concorrentes é que os nossos serviços não terminam com o registo do seu Trust, empresa ou entidade específica. Oferecemos uma ampla gama de serviços adicionais que outros não podem ou simplesmente não vão oferecer, como suporte e assessoria vitalícia gratuitos.

Embora a maioria dos agentes seja especializada em consultoria personalizada a preços relativamente altos ou administre o registo em massa sem qualquer suporte, a EBS Consultores pretende providenciar os aspetos positivos de ambos os tipos.

Portanto, a EBS Consultores combina consultoria profissional, serviços de incorporação nos principais centos internacionais, preços razoáveis, processamento de pedido personalizado, suporte vitalício e processamento rápido. Onde outros agentes se especializam no serviço de formação de empresas como um registo em massa, sem suporte e sem assistência individual, na EBS Consultores preocupamo-nos com as suas necessidades pessoais e individuais.

Se tiver qualquer dúvida ou questão que gostaria de discutir ou esclarecer connosco, ou caso pretenda receber mais informação detalhada sobre este tema, sobre os nossos serviços e respetivos preços, a nossa equipa de consultores terá o prazer em o (a) assessorar e ajudar na tomada da decisão mais adequada aos seus propósitos.

Pode contactar-nos por email o telefone, e a cujo contacto daremos resposta imediata.

CONTACTE-NOS!

Estamos aqui para ajudá-lo na tomada da decisão adequada aos seus objetivos.