Luxemburgo
Sociedades Holding
Sociedades Gestoras de Participações Sociais

Estabelecimento de uma holding no Luxemburgo
O Luxemburgo é um país da UE politicamente e financeiramente estável, com uma classificação AAA e também é um centro financeiro reconhecido mundialmente. O país é membro fundador da UE, OCDE, GAFI e zona do euro, oferecendo forte apoio político ao setor de serviços financeiros, legislação favorável aos investidores e uma atraente estrutura legal e tributária. Suas autoridades reguladoras e tributárias responsivas e pragmáticas fizeram do país um importante centro financeiro.

O Luxemburgo é o principal centro de gestão de património da zona do euro e o segundo maior centro de fundos de investimento do mundo, com atualmente mais de 4,7 trilhões de euros de ativos sob gestão.

O Luxemburgo também é pioneiro na implementação de regulamentos da UE e padrões internacionais, sempre optando pela implementação mais favorável aos investidores e aos negócios possível.

Por que criar uma holding no Luxemburgo?
O Luxemburgo é um dos domicílios mais estabelecidos e confiáveis para as holdings. Isso também ocorreu devido à aplicação da diretiva mãe-subsidiária da UE, dando ao Luxemburgo uma vantagem competitiva sobre jurisdições offshore, como Cayman, BVI ou Jersey.

A criação de uma holding em uma jurisdição como o Luxemburgo pode ter várias vantagens sobre a participação direta de uma empresa ou em uma jurisdição offshore, como Cayman ou as BVIs:

  1. O Luxemburgo celebrou 82 tratados de dupla evasão fiscal (TDTs), garantindo segurança no tratamento fiscal do seu investimento.
  2. O Luxemburgo firmou tratados bilaterais de proteção ao investimento (TBIs) que podem fornecer uma ferramenta adicional para proteger seus ativos subjacentes.
  3. Manter um investimento através de uma holding, oferece-lhe a opção de sair de sua participação, vendendo as ações ou o ativo subjacente. O Luxemburgo oferece uma rota bem estabelecida para a saída de investimentos de maneira favorável.
  4. Uma holding estabelecida no Luxemburgo tem acesso à diretiva mãe-subsidiária da UE.
  5. Luxemburgo é um país multilingue. Os artigos de incorporação e documentos corporativos são tipicamente preparados em inglês, francês ou alemão. Isso pode ser útil quando o investimento ocorrer em jurisdições vizinhas, como Alemanha, França, Suíça, Bélgica ou Áustria.
  6. Luxemburgo possui um sistema tributário eficaz que é totalmente compatível com os padrões da UE e da OCDE.
  7. O Luxemburgo oferece um quadro jurídico e tributário atraente e bem estabelecido.
  8. Luxemburgo tem a menor taxa de IVA na UE.
Qual forma jurídica?
Uma holding financeira no Luxemburgo é denominada SOciéte de PARticipations FInancières (ou abreviação: SOPARFI).

O objetivo corporativo da SOPARFI é manter e gerenciar participações financeiras em outros empreendimentos. A SOPARFI pode ser estabelecida de várias formas legais, dependendo das necessidades dos investidores, da administração da empresa, dos requisitos de listagem ou da transferibilidade das ações.

Devido à sua política de financiamento flexível, os seus benefícios estruturais, sua falta de restrições de investimento e sua vantagem em acessar os benefícios dos tratados, a SOPARFI assumiu um papel central na estruturação de transações internacionais em todo o mundo e é utilizada por empresas multinacionais, fundos soberanos, fundos de investimento e escritórios familiares.

A SOPARFI é uma entidade totalmente tributável e, portanto, pode se beneficiar dos benefícios dos tratados fiscais. Os benefícios do SOPARFI são que a sua base tributável efetiva pode ser reduzida através de vários incentivos fiscais, como a isenção de participação em dividendos, mais-valias e imposto sobre a riqueza e uma isenção de imposto retido na fonte sobre dividendos pagos a acionistas qualificados, sem retenção de imposto sobre juros pagamentos ou pagamentos após uma liquidação. No entanto, todas as isenções estão sujeitas ao cumprimento de certos períodos e critérios de retenção.

A SOPARFI pode ser configurada em várias formas legais, mas geralmente é estabelecida em uma das três formas a seguir:

  1. Empresa pública limitada (S.A.)
  2. Sociedade de responsabilidade limitada privada (S.à r.l.)
  3. Parceria limitada por ações (S.C.A.)
Que ativos são elegíveis?

Uma SOPARFI não possui restrições de investimento ou requisitos de propagação de risco e pode normalmente investir nas seguintes classes de ativos em qualquer lugar do mundo:

  • Qualquer tipo de valores mobiliários (por exemplo: ações, ações ou títulos)
  • Imobiliária
  • Dinheiro, moedas ou mercadorias
  • Empréstimos ou ativos em dificuldades
  • Ativos materiais ou imateriais

Consequentemente, o objetivo corporativo de uma SOPARFI geralmente limita-se a manter participações financeiras, a receber e conceder empréstimos a subsidiárias e entidades do grupo ou a fornecer serviços de gerenciamento a subsidiárias controladas.

Para total informação sobre as vantagens das Holding no Luxemburgo e referidas vantagens fiscais, a nossa equipa de assessores estará à sua inteira disposição para o assessorar no devido esclarecimento e na tomada de decisão sobre a estrutura adequada a levar a cabo, para que de uma forma correta e inequívoca possa legalmente atingir os seus objetivos.

CONTACTE-NOS!

Estamos aqui para ajudá-lo na tomada da decisão adequada aos seus objetivos.