Irlanda
Sociedades Holding
Sociedades Gestoras de Participações Sociais

Vantagens da Holding Irlandesa
A Irlanda tornou-se o local de escolha da UE para a criação de uma holding. Nas últimas cinco décadas, muitas das empresas mais bem-sucedidas do mundo optaram pela Irlanda como base para as suas operações.

Como membro de longa data da União Europeia, a Irlanda possui fortes laços comerciais tanto na Europa quanto com o resto do mundo. Também possui uma relação única com os EUA, o que resultou em taxas significativas de investimento estrangeiro direto nas últimas décadas.

A prova, como sempre, está nos números. Dezesseis das vinte maiores empresas globais de tecnologia têm a sua sede na Europa, enquanto vinte e quatro das vinte e cinco principais empresas de biotecnologia e farmacêutica também escolheram a Irlanda como seu destino de escolha. É uma lista impressionante como a Google, Apple, Microsoft, Abbott e Pfizer, todos aproveitando os benefícios substanciais de operar em solo irlandês.

Enquanto os gigantes globais podem conquistar as manchetes, mais de 1.200 empresas multinacionais também estão aproveitando a cultura pró-negócios e a facilidade de acesso aos mercados da UE que a Irlanda oferece.

Quais as vantagens em criar uma holding na Irlanda?
Ambiente profissional e pró-negócios
A Irlanda é vista como um ambiente progressivo e pró-negócios. Um relatório recente da Economist Intelligence Unit (EIU) colocou a Irlanda na 11ª posição dos 82 países no “Ranking do ambiente de negócios”.

A estabilidade política do país e o regime regulatório são elementos-chave. Além disso, a Irlanda é considerada como pouco burocrática com órgãos como a IDA e a Enterprise Ireland, fornecendo amplo apoio aos empresários.

O Banco Mundial classifica a Irlanda como o lugar mais fácil da UE para iniciar um negócio, citando o seu regime tributário como o mais favorável para negócios na Europa ou nas Américas.

Regime tributário da Irlanda
Um enorme benefício para as holdings
O regime tributário da Irlanda é uma grande atração para as empresas que desejam instalar-se nestas margens. Com uma taxa corporativa de 12,5% e uma extensa rede de acordos internacionais de dupla tributação (DTAs), fornece uma excelente plataforma fiscal para as holdings.

Até ao momento, a Irlanda assinou 74 tratados de dupla tributação, incluindo acordos com os EUA, Canadá, Austrália e China e todos os estados membros da UE e países da OCDE. Estes acordos cobrem impostos diretos que, no caso da Irlanda, são:

  • Imposto sobre Rendimentos
  • Imposto sobre rendimento de sociedades
  • Taxa de corporação
  • Mais-valias fiscais

Outros principais recursos fiscais incluem:

  • Sistema de tributação de remessas disponível para indivíduos irlandeses residentes não domiciliados que fornece um incentivo fiscal para indivíduos estrangeiros sediados na Irlanda.
  • Não retenção de impostos na fonte sobre dividendos (DWT) sobre pagamentos feitos a acionistas individuais residentes em país da UE ou de um tratado com dupla tributação, entre outros.
Um local seguro para projetos de Pesquisa e Desenvolvimento
Com o esquema Caixa de Desenvolvimento do Conhecimento (KDB), as empresas envolvidas em Pesquisa e Desenvolvimento podem agora beneficiar de uma taxa de imposto sobre as sociedades de 6,25%.

A Irlanda pode assim oferecer segurança a longo prazo a indústrias inovadoras que planeiam os seus investimentos em pesquisa e desenvolvimento. O esquema também fortalece a posição da Irlanda como um local para a proteção da propriedade intelectual (PI). Os ativos qualificados para o KDB incluem invenções patenteadas (incluindo patentes pendentes) e software com direitos autorais.

De acordo com a IDA, o número de empresas globais que centralizam seu gerenciamento de PI na Irlanda tornou-a um dos maiores exportadores de PI do mundo. As holdings irlandesas envolvidas em atividades de P&D beneficiam de um crédito fiscal de 25% nas despesas.

A Irlanda é uma jurisdição de direito comum com a reputação de um local seguro e politicamente estável para manter direitos de propriedade intelectual. O seu sistema judicial protege fortemente os direitos de propriedade intelectual dos proprietários, incluindo patentes, direitos autorais, marcas registadas e desenhos.

Prova de Brexit
Com o Brexit agora como realidade, muitas empresas do Reino Unido estão já iniciando processos de mudança de sede social para a Irlanda.

Recentemente, o Barclays começou a transferir a propriedade de suas filiais francesas, alemãs e espanholas para sua entidade irlandesa – prevendo-se que acabe por transferir todas as suas entidades baseadas na UE para uma holding irlandesa.

Para total informação sobre as vantagens das Holding na Irlanda e referidas vantagens fiscais, a nossa equipa de assessores estará à sua inteira disposição para o assessorar no devido esclarecimento e na tomada de decisão sobre a estrutura adequada a levar a cabo, para que de uma forma correta e inequívoca possa legalmente atingir os seus objetivos.

CONTACTE-NOS!

Estamos aqui para ajudá-lo na tomada da decisão adequada aos seus objetivos.