Vantagens de estabelecer uma empresa holandesa

A Holanda é famosa em todo o mundo pelas vantagens que oferece aos empresários. Inúmeros empresários e investidores globais consideram sediar os seus negócios na Holanda.
Vantagens em sediar a sua sociedade na Holanda
  • Baixo imposto corporativo, uma das taxas mais baixas da Europa;
  • Segundo Forbes (2018), a Holanda é o quarto melhor país para negócios internacionais;
  • A Holanda possui o maior número de tratados de dupla tributação em todo o mundo;
  • A Holanda é um membro fundador da União Europeia;
  • As empresas locais desfrutam de boa reputação a nível mundial.
  • 93% dos habitantes falam inglês bem; muitos também falam francês e alemão;
  • Força de trabalho altamente qualificada (terceira no mundo em nível de educação);
  • Excelente ambiente para negócios internacionais;
  • A Holanda ocupa a quarta posição no Relatório Global do WEF e lidera a lista europeia das economias mais competitivas e inovadoras;
  • Uma análise recente realizada por Thorton mostra que a criação de um negócio na Holanda está entre as melhores opções para investidores internacionais;
  • A Holanda recebe investidores e empreendedores estrangeiros: de pequenas e médias empresas a empresas multinacionais da Fortune 500;
  • A Holanda atrai empresas estrangeiras ativas em qualquer setor económico com estabilidade política, legislação firme e excelentes relações internacionais.
A Sociedade de Responsabilidade Limitada holandesa (BV)
(Besloten Venootschap)

A empresa de responsabilidade limitada (BV ou Besloten Venootschap) pode emitir ações particularmente registadas, que não podem ser livremente transferidas. Esta forma legal é frequentemente escolhida por investidores internacionais.

Acionistas – A empresa de capital fechado deve ser criada por uma ou mais entidades, pessoas jurídicas ou físicas. O indivíduo ou entidade, estrangeiro ou residente, pode ser simultaneamente o acionista e o conselho de administração da empresa recém-criada. A lei não exige a nomeação de um secretário. Caso exista apenas um acionista, ele/ela não assume qualquer responsabilidade a nível pessoal. No entanto, o seu nome será incluído nos certificados de registo da empresa emitidos pelo Registo Comercial. O escritório da empresa deve manter um registo de acionistas onde as participações devem estar documentadas.

Capital social – Este é decidido pelos membros incorporadores (acionistas). O valor de cada ação pode ser de apenas 1 euro. O requisito mínimo é a emissão de uma ação com direito a voto. As ações podem ter direito a voto e/ou lucro.

As sociedades BV na Holanda podem ser constituídas remotamente.

Diretores corporativos e acionistas
As BVs holandesas podem ter acionistas e diretores corporativos.
Tributação corporativa holandesa
Uma empresa holandesa está sujeita ao imposto sobre os lucros gerados em todo o mundo, depois de deduzidos os respetivos os custos operativos.
Taxas de Imposto sobre as sociedades
A taxa do imposto corporativo holandês em 2019 foi de 19% do lucro tributável, até € 200.000, acima do qual a taxa era de 25%.

Em 2020 a taxa mais baixa caiu para 16,5% enquanto as taxas diminuirão ainda para 15% e 21,7%, respetivamente, em 2021.

Essas reduções de impostos são medidas implementadas pelo governo holandês para atrair empresas estrangeiras.

Isenções

Certos tipos de rendimento estão isentos de imposto sobre as sociedades, tais como:

  • ganhos de capital e dividendos derivados de subsidiárias qualificadas (“isenção de participação”)
  • rendimentos atribuíveis a uma empresa comercial estrangeira (“estabelecimento permanente”)

CV holandesa (Commanditaire Vennootschap)
Parceria limitada ou “Limited Partnership”

Veículo comercial isento de tributação
Uma parceria limitada (CV) pode ser estruturada como uma entidade transparente (fechada) ou não transparente (aberta) para fins fiscais holandeses. Uma parceria limitada aberta é uma parceria limitada na qual a admissão ou substituição dos parceiros limitados pode ocorrer sem o consentimento prévio por escrito de todos os parceiros ou membros, tanto gerais como limitados. Se uma CV não puder ser classificado como uma CV aberta, a CV deve ser considerada como fechada. Assim, uma CV é considerada fechada se a admissão ou substituição de um parceiro limitado (motivos hereditários ou por legado à parte) requerer o consentimento unânime de todos os parceiros gerais e limitados.

Se a CV se qualificar como uma CV aberta, a própria CV é passível de imposto sobre os rendimentos, uma vez que é considerada uma entidade não transparente de impostos para fins de imposto sobre rendimentos.

Uma CV fechada, transparente para fins de imposto de renda, não é passível de imposto sobre rendimentos na Holanda; os lucros serão alocados aos parceiros da CV, os quais serão tributados de acordo com as regras de suas jurisdições.

Para total informação sobre o registo de sociedade na Holanda e respetivas vantagens, a nossa equipa de assessores económicos estará à sua inteira disposição para o assessorar no devido esclarecimento e na tomada de decisão sobre a estrutura adequada a levar a cabo, incluindo a decisão sobre a jurisdição ou jurisdições onde a mesma deva ser criada, para se uma forma correta e inequívoca possa legalmente atingir os seus objetivos.

CONTACTE-NOS!

Estamos aqui para ajudá-lo na tomada da decisão adequada aos seus objetivos.