Vantagens de estabelecer uma empresa holandesa
Vantagens em sediar a sua sociedade na Holanda
- Baixo imposto corporativo, uma das taxas mais baixas da Europa;
- Segundo Forbes (2018), a Holanda é o quarto melhor país para negócios internacionais;
- A Holanda possui o maior número de tratados de dupla tributação em todo o mundo;
- A Holanda é um membro fundador da União Europeia;
- As empresas locais desfrutam de boa reputação a nível mundial.
- 93% dos habitantes falam inglês bem; muitos também falam francês e alemão;
- Força de trabalho altamente qualificada (terceira no mundo em nível de educação);
- Excelente ambiente para negócios internacionais;
- A Holanda ocupa a quarta posição no Relatório Global do WEF e lidera a lista europeia das economias mais competitivas e inovadoras;
- Uma análise recente realizada por Thorton mostra que a criação de um negócio na Holanda está entre as melhores opções para investidores internacionais;
- A Holanda recebe investidores e empreendedores estrangeiros: de pequenas e médias empresas a empresas multinacionais da Fortune 500;
- A Holanda atrai empresas estrangeiras ativas em qualquer setor económico com estabilidade política, legislação firme e excelentes relações internacionais.
A Sociedade de Responsabilidade Limitada holandesa (BV)
(Besloten Venootschap)
A empresa de responsabilidade limitada (BV ou Besloten Venootschap) pode emitir ações particularmente registadas, que não podem ser livremente transferidas. Esta forma legal é frequentemente escolhida por investidores internacionais.
Acionistas – A empresa de capital fechado deve ser criada por uma ou mais entidades, pessoas jurídicas ou físicas. O indivíduo ou entidade, estrangeiro ou residente, pode ser simultaneamente o acionista e o conselho de administração da empresa recém-criada. A lei não exige a nomeação de um secretário. Caso exista apenas um acionista, ele/ela não assume qualquer responsabilidade a nível pessoal. No entanto, o seu nome será incluído nos certificados de registo da empresa emitidos pelo Registo Comercial. O escritório da empresa deve manter um registo de acionistas onde as participações devem estar documentadas.
Capital social – Este é decidido pelos membros incorporadores (acionistas). O valor de cada ação pode ser de apenas 1 euro. O requisito mínimo é a emissão de uma ação com direito a voto. As ações podem ter direito a voto e/ou lucro.
As sociedades BV na Holanda podem ser constituídas remotamente.
Diretores corporativos e acionistas
Tributação corporativa holandesa
Taxas de Imposto sobre as sociedades
Em 2020 a taxa mais baixa caiu para 16,5% enquanto as taxas diminuirão ainda para 15% e 21,7%, respetivamente, em 2021.
Essas reduções de impostos são medidas implementadas pelo governo holandês para atrair empresas estrangeiras.
Isenções
Certos tipos de rendimento estão isentos de imposto sobre as sociedades, tais como:
- ganhos de capital e dividendos derivados de subsidiárias qualificadas (“isenção de participação”)
- rendimentos atribuíveis a uma empresa comercial estrangeira (“estabelecimento permanente”)
CV holandesa (Commanditaire Vennootschap)
Parceria limitada ou “Limited Partnership”
Veículo comercial isento de tributação
Se a CV se qualificar como uma CV aberta, a própria CV é passível de imposto sobre os rendimentos, uma vez que é considerada uma entidade não transparente de impostos para fins de imposto sobre rendimentos.
Uma CV fechada, transparente para fins de imposto de renda, não é passível de imposto sobre rendimentos na Holanda; os lucros serão alocados aos parceiros da CV, os quais serão tributados de acordo com as regras de suas jurisdições.
Para total informação sobre o registo de sociedade na Holanda e respetivas vantagens, a nossa equipa de assessores económicos estará à sua inteira disposição para o assessorar no devido esclarecimento e na tomada de decisão sobre a estrutura adequada a levar a cabo, incluindo a decisão sobre a jurisdição ou jurisdições onde a mesma deva ser criada, para se uma forma correta e inequívoca possa legalmente atingir os seus objetivos.