Criação de Sociedade no Chipre – Vantagens e Benefícios
A república de Chipre é um Estado membro da União Europeia localizado em uma ilha com o mesmo nome.
O Chipre está localizado na extremidade norte-oriental do mar mediterrâneo na encruzilhada da Europa e África. Cobre uma área de 9,251 km2 e fica a 65 km sul da Turquia, 96 km a oeste da Síria, 385 km a norte do Egipto e a 980 km a sudeste de Atenas.
O Chipre tornou-se uma república independente em 1960. O sistema político é modelado nas democracias ocidentais nas quais são respeitadas a propriedade individual, e à iniciativa privada são concedidas todas as oportunidades de desenvolvimento. Sob a sua constituição, o Chipre tem um sistema presidencial de Governo.
O Chipre é acessível rapidamente por via aérea e marítima. As instalações portuárias principais são as de Limassol e Larnaca, situadas ao longo da costa sul da ilha. A economia do Chipre está baseada num sistema de livre iniciativa. O papel do Governo é limitado à regulamentação, planeamento e à provisão de infraestruturas públicas. Durante os últimos quinze anos, a economia do Chipre demonstrou um crescimento espetacular e a sua moeda desfrutou de estabilidade relativa.
O Chipre, como centro internacional firmemente estabelecido, foi considerado como constituindo uma localização atrativa para sociedades Holding, na perspetiva fiscal, entre outras. Isto deve-se ao acesso do Chipre à União Europeia (UE) e à entrada em vigor de nova legislação fiscal cipriota que é agora compatível com o acquis communautaire. As leis e práticas cipriotas estão agora harmonizadas com as Leis e Diretivas da EU, o Código de Conduta e a Recomendação sobre a Tributação Prejudicial sobre Empresas da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico.
Há muitos anos, Chipre tem sido um local atraente para negócios internacionais, principalmente para fins comerciais. Nos últimos anos, a ilha vem desenvolvendo a sua legislação fiscal e está se tornando um lugar respeitado para que investidores multinacionais considerem a criação de uma estrutura jurídica no nosso país.
Entre as principais estruturas jurídicas procuradas por investidores internacionais estão as empresas holding, financeiras, fundos de investimento e sedes operacionais. Isso porque a infraestrutura do Chipre é ideal para a abertura de tais empresas – com destaque para os profissionais na área de contabilidade e auditoria, além do sistema bancário, todos são bem desenvolvidos e organizados, e o sistema legal é baseado na lei comum inglesa.
Principais vantagens para investir no Chipre – Localização Estratégica
E, sendo uma intercessão desses três continentes, as empresas cipriotas possuem acesso facilitado aos novos mercados, tornando-se uma excelente base comercial do Mediterrâneo Oriental e um centro internacional renomado para negócios, serviços e comércio de mercadorias, dentro e fora da União Europeia.
Membro da União Europeia e Zona do Euro
Esses dados garantem a segurança e a estabilidade de investidores que podem ter dúvidas quanto à confiança no país. As empresas no Chipre têm, ainda, livre acesso aos mercados da União Europeia e aos seus benefícios.
Legislação atraente para adquirir cidadania europeia
A ilha oferece aos investidores estrangeiros uma excelente oportunidade de adquirir cidadania na União Europeia ou uma Autorização de Residência Permanente no Chipre, que demora cerca de seis meses.
Sabemos que há outros países da União Europeia que oferecem programas para imigração, mas o Chipre possui o menor tempo entre solicitar e adquirir a cidadania. Além disso, não é necessário que investidor resida no país ou que ele seja um residente fiscal.
Profissionais eficientes e serviços bancários organizados
O Chipre possui, ainda, um sistema bancário organizado, que oferece serviços, como gestão de ativos, empréstimos, custódia, banca privada e de investimento, entre outros, atendendo às diferentes necessidades de pessoas físicas ou jurídicas.
Estrutura
Além disso, a ilha mediterrânea oferece uma plataforma familiar para que as empresas estrangeiras possam realizar suas atividades.
Chipre, seus bancos
Os bancos da ilha são regulamentados pelo Banco Central de Chipre, e oferecem serviços gratuitos como banco online, cartões de débito, contas multimoedas e outros produtos especializados.
O Chipre conta com bancos parceiros que oferecem uma linha completa de produtos e serviços destinados a satisfazer as necessidades financeiras de seus clientes. Esses bancos estão devidamente autorizados pelo Banco Central de Chipre e cumprem com as regulamentações deste órgão.
Não há dúvidas de que o Chipre é um dos focos de investimento mais importantes a nível internacional.
Chipre e os seus incentivos fiscais
- O imposto sobre o lucro líquido mais baixo da União Europeia, 12,5%.
- Obtenção de um VAT em apenas dois dias úteis.
- Ausência de impostos sobre ganhos de capitais.
- Tratados de dupla tributação com mais de cinquenta países.
- Ausência de carga tributária para o pessoal contratado fora do país.
- Contas bancárias aceites por importantes companhias de pagamento como, por exemplo, a PayPal.
Chipre e isenções fiscais
O regime de tributação cipriota está de acordo com as regulamentações internacionais, da União Europeia (UE) e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE). E as empresas cipriotas se beneficiam dos tratados de dupla taxação com mais de 43 países em todo o mundo.
Para total informação sobre o registo de sociedade no Chipre e respetivas vantagens, a nossa equipa de assessores económicos estará à sua inteira disposição para o assessorar no devido esclarecimento e na tomada de decisão sobre a estrutura adequada a levar a cabo, incluindo a decisão sobre a jurisdição ou jurisdições onde a mesma deva ser criada, para se uma forma correta e inequívoca possa legalmente atingir os seus objetivos.